Subindo o Monte de Deus

SUBINDO O MONTE DE DEUS

1. Salmo 4:3-5


"Sabei, pois, que o Senhor separou para si aquele que é piedoso; o Senhor ouvirá quando eu clamar a ele. Perturbai-vos e não pequeis; falai com o vosso coração sobre a vossa cama, e calai-vos. (Selá.)" Sl.4:3-5

O Senhor conhece o coração daqueles que o buscam, e ouve o seu clamor. Oferecemos ao Senhor , nosso sacrifício de justiça, quando o desejamos e vamos ao Seu encontro. Confiamos que Ele nos ouvirá e recompensará todo anseio que temos , pela Sua Presença. Confiamos na Sua fidelidade. 

2. Salmo 5:2-3


"Atende à voz do meu clamor, Rei meu e Deus meu, pois a ti orarei.

Pela manhã ouvirás a minha voz, ó Senhor; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei.! (Sl.5:2-3)

Ao romper do dia ,haja em nós o desejo ardente de entrar na presença do Rei, com alegria, gratidão e expectativa por ouvir Sua voz..

Exalta-te, Senhor sobre nós, hoje e sempre. 

3. Salmo 12:6-8


"As palavras do Senhor são palavras puras, como prata refinada em fornalha de barro, purificada sete vezes.

Tu os guardarás, Senhor; desta geração os livrarás para sempre.

Os ímpios andam por toda parte, quando os mais vis dos filhos dos homens são exaltados." (Sl. 12:6-8)

Os tempos que atravessamos agora serão obscuros, quanto mais se aproxima a volta do Senhor. Há uma guerra espiritual em curso e que se acirra. Porém o Senhor nosso Deus nos deu a Sua Palavra, pura, refinada, que é a verdade e o caminho - Jesus - que nos conduzirá, por meio das densas trevas do mundo. Ele nos livrará dessa geração perversa.

Nosso compromisso é agasalhar a Palavra da verdade e amá-la de todo o nosso coração, para que sobre nós esteja a glória do Senhor.

Como amamos a Jesus! 

4. Salmo 9:9-10


"O Senhor será também um alto refúgio para o oprimido; um alto refúgio em tempos de angústia.

Em ti confiarão os que conhecem o teu nome; porque tu, Senhor, nunca desamparaste os que te buscam." (Sl. 9:9-10)

Os tempos são angustiados. O inimigo tem vociferado ameaças, nunca dantes ouvidas por nós. Em meio a toda  opressão , o Senhor tem sido nosso alto refúgio. Ele é refúgio de todos os que estão em opressão..de todos os que conhecem o seu Nome..Esses sempre colocam a sua confiança no Senhor. Nós, os seus filhos, confiamos no Senhor porque é a Ele que buscamos de todo coração 

5. Salmo 15


""SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?

Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.

Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo;

A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao Senhor; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda.

Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado." (Sl. 15)

Na terra se multiplicam a infidelidade, a corrupção e aqueles que são reprováveis pelos seus pensamentos abomináveis. Porém o Senhor nos chama para estar com Ele todos os dias, para nos conservarmos puros, andar em sinceridade e falar a verdade de dentro do nosso coração, conosco mesmo e com o nosso próximo.

Façamos aliança com a nossa língua, olhos, ouvidos, para não difamar nosso irmão, nem pensar ou fazer mal aos outros. Deus se agrada da pureza do coração. Hoje vamos limpar os depósitos do nosso interior, e nos desfazer dessas práticas, buscar lugar de quebrantamento.

Ser como Jesus é o nosso alvo.

Viva pelo modo do Amor. 

6. Salmo 16:5,6


""SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?

"As linhas caem-me em lugares deliciosos: sim, coube-me uma formosa herança.

Louvarei ao Senhor que me aconselhou; até os meus rins me ensinam de noite." (Sl. 16;5-6)

O Senhor é a nossa porção, nosso socorro, aquele que abre portas que  ninguém jamais fechará. Quem vem ao nosso encontro movendo circunstâncias, sempre para nós favorecer.. Ele é por nós.. Ele preparou uma herança linda para os seus. Anima  o seu coração...Deus não se esqueceu .. não se atrasa , nem se adianta. O tempo do Senhor é perfeito, e este é o tempo d'Ele na sua vida. Te amamos Deus!! 

7. Salmo 16:7,8


"Bendigo o Senhor , que me aconselha; pois até durante a noite o meu coração me ensina.

Tenho o Senhor sempre diante de mim; estando ele à minha direita, não serei abalado." (Sl. 16:7-8)

Para o Senhor vai todo o nosso louvor e gratidão pelo conselho que está em nosso interior, e que nos ensina e conduz para um novo dia.

O seu lugar é diante de nós, pois olhando para Ele , não vacilaremos jamais. Avançamos para  esse dia, consagrados e repartindo o Seu Amor , com gratidão em nosso coração. 

8. Salmo 18:1-6


"Eu te amarei, ó SENHOR, fortaleza minha. O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio. Invocarei o nome do Senhor, que é digno de louvor, e ficarei livre dos meus inimigos. Tristezas de morte me cercaram, e torrentes de impiedade me assombraram. Tristezas do inferno me cingiram, laços de morte me surpreenderam. Na angústia invoquei ao Senhor, e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu a minha voz, aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face." (Sl. 18:1-6)

O Senhor é nosso refúgio e fortaleça, o nosso rochedo forte.. Não seremos abalados pelas ondas  impetuosas, porque Jesus é o nosso lugar forte . Confiamos no Senhor todo o tempo. Ele como  um escudo se apresenta como  alto refúgio diante das adversidades.

A morte , a impiedade , a espada podem nos surpreender, mas o Senhor sempre virá em nosso socorro, por isso não temeremos as ameaças que se levantam na vida. Invocamos o seu Nome, no meio de toda angústia e clamamos por socorro. Deus ouve sempre ouvirá o clamor de seus filhos, e responderá com graça, benevolência e misericórdia 

Amamos ao Senhor de todo o coração , descansamos na Sua providência. Ele jamais se esquece das causas dos que o invocam e buscam. Adoramos o seu Nome sobre todo Nome! Jesus, nosso Salvador! 

9. Salmo 18:16-19


"Enviou desde o alto, e me tomou; tirou-me das muitas águas. Livrou-me do meu inimigo forte e dos que me odiavam, pois eram mais poderosos do que eu. Surpreenderam-me no dia da minha calamidade; mas o Senhor foi o meu amparo. Trouxe-me para um lugar espaçoso; livrou-me, porque tinha prazer em mim." (Sl. 18:1-6)

O Senhor habita as alturas, e Seus olhos passam por toda a terra. Conhece o coração de todos ,bê identifica-nos no meio das aflições. Quando torrentes avassaladoras passam por nós, do Alto nós estende a mão, para nos toma, nos livrando do inimigo devorador. O Senhor é grande sobre nós , e nos faz achegar a Ele, que é nosso lugar espaçoso. Deus se agrada de nós, seus filhos, seu povo.

Amamos o Senhor e o adoramos na beleza da Sua Santidade, em Cristo. Amém! 

10. Salmo 20


"O SENHOR te ouça no dia da angústia, o nome do Deus de Jacó te proteja. Envie-te socorro desde o seu santuário, e te sustenha desde Sião. Lembre-se de todas as tuas ofertas, e aceite os teus holocaustos. (Selá.) Conceda-te conforme ao teu coração, e cumpra todo o teu plano. Nós nos alegraremos pela tua salvação, e em nome do nosso Deus arvoraremos pendões; cumpra o Senhor todas as tuas petições. Agora sei que o Senhor salva o seu ungido; ele o ouvirá desde o seu santo céu, com a força salvadora da sua mão direita. Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus. Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé. Salva-nos, Senhor; ouça-nos o rei quando clamarmos." (Sl. 20)

Yahweh, nosso Deus, nos ouve quando clamamos o Seu Nome. Ele nos socorre em todo o tempo porque nos segue de perto. É o nosso socorro e nosso sustento. Que nos ache com o coração sincero , buscando andar nos Seus caminhos. Que por onde passarmos nesse dia , Ele vá adiante de nós abrindo e alargando nossas fronteiras. Ele nos ouvirá desde o seu santo céu, pois fazemos menção do Seu Nome.

Nós confiamos no Senhor, e assim Ele tem nos sustentado com a Sua forte mão sobre nós.

Obrigado, Senhor, por esse novo dia! Seja o teu louvor por toda a terra! Reina sobre nós. Em Jesus nos achegamos a Ti. Amém!! 

11. Salmo 22:9,10


"Mas tu és o que me tiraste do ventre; fizeste-me confiar, estando aos seios de minha mãe. Sobre ti fui lançado desde a madre; tu és o meu Deus desde o ventre de minha mãe." (Sl. 22:9-10)


O Senhor pensou em nós desde a eternidade. Sei propósito sempre foi e será firme ao nosso respeito.

Pois foi Ele quem nos deu a vida e nos  preservou e nos tirou do ventre de nossa mãe. Se estamos aqui é porque sobre Ele fomos lançados desde o ventre. Não desistirá de nós, porque em Cristo já nos resgatou do pecado, e agora somos dEle.

Como é maravilhoso pertencer ao Deus de Amor. Para sempre cantemos louvores ao Seu Nome. Seja Deus exaltado sobre nós.

12. Salmo 24:1-6


"Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios. Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação. Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó. (Selá.)" (Sl. 24:1-6)

Que maravilha servir ao Deus criador do céu e da terra. Dele é o mundo e o que nele habita. Somos d'Ele e não há melhor status para alguém ter: Fomos feitos filhos de Deus e herdeiros com Cristo, dos novos céus e da nova terra, que Deus vai recriar, e do Reino inabalável que nos deu por herança, em Cristo.

Que o Senhor nos ache com o coração puro, e mãos limpas.. com compromisso com a verdade, que é Jesus.

Que as bênçãos do Senhor seja derramada sobre essa geração que O busca.

Exalta-te , Senhor, sobre nós que buscamos a tua face, em Jesus. 

13. Salmo 24:7-10


"Então a terra se abalou e tremeu; e os fundamentos dos montes também se moveram e se abalaram, porquanto se indignou. Das suas narinas subiu fumaça, e da sua boca saiu fogo que consumia; carvões se acenderam dele. Abaixou os céus, e desceu, e a escuridão estava debaixo de seus pés. E montou num querubim, e voou; sim, voou sobre as asas do vento." (Sl. 24:7-10)

As águas do Senhor se derramaram sobre a terra. Corre um rio do Trono de Deus, trazendo cura e salvação a todos os pequenos e grandes. Vem em socorro dos oprimidos e abaterá, até ao pó os opressores. Levantai-vos ó entradas eternas, levantai-vos ó portais eternos!! O séquito do Senhor vem cantando e declarando Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos! Toda a terra está cheia da sua graça e misericórdia , em Cristo Jesus, revelando nEle o propósito de recriar os novos céus e a nova terra. A Ele a glória! 

14. Salmo 25:12-15


"Qual é o homem que teme ao Senhor? Ele o ensinará no caminho que deve escolher. A sua alma pousará no bem, e a sua semente herdará a terra. O segredo do Senhor é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança. Os meus olhos estão continuamente no Senhor, pois ele tirará os meus pés da rede." (Sl. 25:12-15)

O Senhor tem guardada Sua Aliança com aqueles se encontraram n'Ele, e  o temem. O temor do Senhor é o princípio da Sabedoria, e tem prosperado a alma  daqueles que dependem da Sua misericórdia.

É incrível que o Deus dos céus e da terra vem a nós para  compartilhar o desejo do Seu coração. Deus tem prazer na prosperidade dos seus servos. Por isso fez uma aliança conosco em Jesus, e nos faz participante e herdeiros do Seu Reino. Nada a temer , porque todas as coisas estão sob seu controle e debaixo das suas vistas. É bem assim que Ele nos tem dado conselho. O nosso direito está diante dos seus olhos. Nós o amamos porque Ele nos amou primeiro. Amém!! 

15. Salmo 27:1-5


"O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei?Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, se chegaram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram. Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nisto confiaria. Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo. Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; pôr-me-á sobre uma rocha." (Sl. 27:1-5)

No Senhor temos forças para viver e vencer as adversidades de todos os dias. Não vamos deixar que medos e angústias assaltem a paz que temos em Cristo. Ainda que um exército se levante contra nós, com resistência , vamos nos firmando na total confiança de que, se Deus age em nosso favor, não haverá limites para nos livrar da maldade. Ele sempre será nosso refúgio e fortaleza.

O grande e único anseio do nosso coração é viver na Sua presença gloriosa e fazer morada n'Ele mesmo; aprender do Seu amor e benignidade que, em Jesus, derramou como chuva copiosa sobre nós. Estamos guardados  e quem poderá resistir ao poder do Seu Amor. Nós o amamos porque Ele nos amou primeiro. Obrigado, Senhor, por mais um dia! 

16. Salmo 27:8-14


"Quando tu disseste: Buscai o meu rosto; o meu coração disse a ti: O teu rosto, Senhor, buscarei. Não escondas de mim a tua face, não rejeites ao teu servo com ira; tu foste a minha ajuda, não me deixes nem me desampares, ó Deus da minha salvação. Porque, quando meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me recolherá. Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e guia-me pela vereda direita, por causa dos meus inimigos. Não me entregues à vontade dos meus adversários; pois se levantaram falsas testemunhas contra mim, e os que respiram crueldade. Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria a bondade do Senhor na terra dos viventes. Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor." (Sl. 27:8-14)

Tudo o que o Senhor deseja é que o busquemos de todo o coração. Deus tem bênçãos sem medidas disponíveis para nós, em Cristo Jesus. Por causa do Seu amor, manifestado pela cruz , foi despertado  o desejo profundo de buscar a Sua face , dia após dia, para sermos ensinados e guiados no caminho plano e reto dos seus preceitos. Ele é o Deus da nossa salvação. Não há outro lugar para  descanso, alegria e paz.

Esperamos  Ti, Senhor, para toda a nossa casa, para toda a nossa vida, pois só Tu tens o poder e a graça de fortalecer o nosso coração. Recebe a nossa adoração, ó Rei da Glória, hoje e sempre!! Eternamente seus, em Cristo. Amém!! 

17. Salmo 29


"Dai ao SENHOR, ó filhos dos poderosos, dai ao SENHOR glória e força. Dai ao Senhor a glória devida ao seu nome, adorai o Senhor na beleza da santidade. A voz do Senhor ouve-se sobre as suas águas; o Deus da glória troveja; o Senhor está sobre as muitas águas. A voz do Senhor é poderosa; a voz do Senhor é cheia de majestade. A voz do Senhor quebra os cedros; sim, o Senhor quebra os cedros do Líbano. Ele os faz saltar como um bezerro; ao Líbano e Siriom, como filhotes de bois selvagens. A voz do Senhor separa as labaredas do fogo. A voz do Senhor faz tremer o deserto; o Senhor faz tremer o deserto de Cades. A voz do Senhor faz parir as cervas, e descobre as brenhas; e no seu templo cada um fala da sua glória. O Senhor se assentou sobre o dilúvio; o Senhor se assenta como Rei, perpetuamente. O Senhor dará força ao seu povo; o Senhor abençoará o seu povo com paz." (Sl. 29)

Ao Senhor buscamos e adoramos nessa hora da viração do dia, o Deus que se assenta como Rei perpetuamente. Reina sobre nós, reina sobre nossa vida e nossa casa, Senhor. Faz-nos ouvir a Tua voz. A voz do Senhor é poderosa e troveja sobre as muitas águas, circunstâncias adversas da vida. A voz do Senhor é cheia de majestade. Ele é socorro para os oprimidos, e deixa-se encontrar aos que o buscam e se refugiam n'Ele. Não há poder maior do que o do nosso Deus, que levanta a Sua voz sobre as tempestades , para nos dar conforto e calmaria

Seja exaltado, ó Senhor, e em toda a terra esplenda a Tua glória para sempre. Seja adorado como único Deus e único Senhor que é digno de louvor. Toda a Tua criação te adora , e nós, os teus filhos confessamos o Teu Poder e Majestade, Deus triuno, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém! 

18. Salmo 30


"Exaltar-te-ei, ó SENHOR, porque tu me exaltaste; e não fizeste com que meus inimigos se alegrassem sobre mim. Senhor meu Deus, clamei a ti, e tu me saraste. Senhor, fizeste subir a minha alma da sepultura; conservaste-me a vida para que não descesse ao abismo. Cantai ao Senhor, vós que sois seus santos, e celebrai a memória da sua santidade. Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Eu dizia na minha prosperidade: Não vacilarei jamais. Tu, Senhor, pelo teu favor fizeste forte a minha montanha; tu encobriste o teu rosto, e fiquei perturbado. A ti, Senhor, clamei, e ao Senhor supliquei. Que proveito há no meu sangue, quando desço à cova? Porventura te louvará o pó? Anunciará ele a tua verdade? Ouve, Senhor, e tem piedade de mim, Senhor; sê o meu auxílio. Tornaste o meu pranto em folguedo; desataste o meu pano de saco, e me cingiste de alegria, Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre." (Sl. 30)

O Senhor é exaltado sobre todo aquele que confessa o Seu Nome. Ele nos fez subir da sepultura, pois estávamos mortos nos nossos delitos e pecados, porém derramou graça e misericórdia  para nos dar a redenção em Jesus, nosso Salvador amado.

Cantamos ao Senhor para celebrar a memória da sua santidade. Esse novo dia vem com a alegria da manhã, do nascer do sol, pois no seu favor está a vida. Não vacilaremos jamais.

Ele ouve as nossas súplicas e vem ligeiro para responder com seu Amor.

O Senhor tornou em alegria o nosso pranto. Que esse dia seja de louvor e glória ao Deus da nossa salvação. Por Jesus, oramos. Amém! 

19. Salmo 32


"Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano. Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. (Selá.) Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. (Selá.) Por isso, todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar; até no transbordar de muitas águas, estas não lhe chegarão. Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia; tu me cinges de alegres cantos de livramento. (Selá.) Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos. Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti. O ímpio tem muitas dores, mas àquele que confia no Senhor a misericórdia o cercará. Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos, vós os justos; e cantai alegremente, todos vós que sois retos de coração. " (Sl. 32)

O Deus maravilhoso que temos, derramou sobre nós redenção e graça, perdoando-nos de toda a iniquidade. Feliz é todo aquele que tem seus pecados perdoados , e que não anda mais segundo o engano do mundo, mas segue a verdade em amor.

Na prática da confissão , temos leveza no viver os nossos dias.

Todo aquele que é santo, quando elevar a oração ao Senhor, certamente o encontrará atento e solícito. Deus é o nosso forte esconderijo, e n'Ele somos livres de angústias.

Maravilhoso é viver debaixo de suas vistas, e d'Ele receber instrução e ensino.

Esteja alegre o nosso coração, e saia de nossa boca cânticos de regozijo,  todos os dias.

Dizemos a Ti , Senhor, teu louvor estará sempre em nossos lábios. Amém! 

20. Salmo 40:1-4


"Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor. Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira." (Sl. 40:1-4)

No Senhor esperam todos os que n'Ele confiam. Ele é quem inclina-se para ouvir nosso clamor, sondar o nosso coração, e derramar sua graça e socorro, em todos os momentos de aflição.

Somos gratos ao Senhor por Jesus Cristo, que , por causa do seu sangue puro derramado, nos tirou da lama do pecado e nos fez chegar ao monte da sua santidade. Ele é quem dá força e vigor quando estamos cansados, e nos sustenta com a sua destra fiel.

Não cessaremos de entoar o novo cântico que colocou em nossos lábios, um hino de louvor ao nosso Deus. Que o louvor nos livre sempre de toda a angústia e dor, que nesse mundo, por vezes, assola no meio de aflições.

Deus seja engrandecido no meio do seu povo e seu louvor se estenda por todas as gerações. Amém! 

21. Salmo 50


"O Deus poderoso, o SENHOR, falou e chamou a terra desde o nascimento do sol até ao seu ocaso. Desde Sião, a perfeição da formosura, resplandeceu Deus. Virá o nosso Deus, e não se calará; um fogo se irá consumindo diante dele, e haverá grande tormenta ao redor dele. Chamará os céus lá do alto, e a terra, para julgar o seu povo. Ajuntai-me os meus santos, aqueles que fizeram comigo uma aliança com sacrifícios. E os céus anunciarão a sua justiça; pois Deus mesmo é o Juiz. (Selá.) Ouve, povo meu, e eu falarei; ó Israel, e eu protestarei contra ti: Sou Deus, sou o teu Deus. Não te repreenderei pelos teus sacrifícios, ou holocaustos, que estão continuamente perante mim. Da tua casa não tirarei bezerro, nem bodes dos teus currais. Porque meu é todo animal da selva, e o gado sobre milhares de montanhas. Conheço todas as aves dos montes; e minhas são todas as feras do campo. Se eu tivesse fome, não to diria, pois meu é o mundo e toda a sua plenitude. Comerei eu carne de touros? ou beberei sangue de bodes? Oferece a Deus sacrifício de louvor, e paga ao Altíssimo os teus votos. E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás. Mas ao ímpio diz Deus: Que fazes tu em recitar os meus estatutos, e em tomar a minha aliança na tua boca? Visto que odeias a correção, e lanças as minhas palavras para detrás de ti. Quando vês o ladrão, consentes com ele, e tens a tua parte com adúlteros. Soltas a tua boca para o mal, e a tua língua compõe o engano. Assentas-te a falar contra teu irmão; falas mal contra o filho de tua mãe. Estas coisas tens feito, e eu me calei; pensavas que era tal como tu, mas eu te argüirei, e as porei por ordem diante dos teus olhos: Ouvi pois isto, vós que vos esqueceis de Deus; para que eu vos não faça em pedaços, sem haver quem vos livre. Aquele que oferece o sacrifício de louvor me glorificará; e àquele que bem ordena o seu caminho eu mostrarei a salvação de Deus." (Sl. 50)

O Senhor chamou a terra desde o nascimento do sol até o seu ocaso. Resplandeceu Deus nas obras de suas mãos, desde Sião, perfeição da formosura.

Como é lindo o Senhor!! Digno de que se faça subir o incenso de nossa adoração. Toda criação O adora, os exércitos do céu O adoram, e nós, os Seu filhos O adoramos em Espírito e em Verdade.

Assim Deus é glorificado , quando recebe a adoração que lhe é devida , bem como quando ordenamos o nosso caminho segundo os Seus preceitos.

Deus está com Suas mãos sobre nós, nos guardando, dia após dia, para Ele mesmo. Temos uma aliança com o Pai , selada com o Sangue do Filho, Jesus, nosso Senhor, e em só saber isto, se torna o bastante para declararmos a Vitória sobre qualquer coisa que venha nos oprimir.

É a própria Palavra que atesta que somos mais que vencedores.

Ó Pai, quão preciosa é a Redenção para nós! Graças te damos pelo teu Amor e Graça. Amém!! 

22. Salmo 51


"Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares. Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria. Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste. Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão. Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça. Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor. Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos. Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. Faze o bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém. Então te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; então se oferecerão novilhos sobre o teu altar." (Sl. 51)

O Deus da nossa salvação, que em Cristo  no Calvário , apagou as nossas transgressões e nos  purificou de todo pecado, tem renovado, todos os dias,  as suas muitas misericórdias sobre nós. Quando pecamos, e nosso coração fica pesado porque sabemos que todo pecado, em última análise é contra o Senhor, pois ferimos a Sua santidade em nós. E falamos como Davi: " Fiz o que é mal perante seus olhos.", então clamamos com todo o nosso ser , para que nos lave e crie em nós um coração puro, pois ansiamos por Sua bondade e amor, e termos um coração  como o dEle.

Como amamos a alegria da Sua salvação, a leveza da sua vida fluindo em nós!! Só assim teremos hinos de louvor para entoar livremente ao Senhor.

Na contrição do nosso coração Deus se alegra, e jamais desprezará um espírito quebrantado no seu altar.

Ó Deus, recebe as nossas vidas como um sacrifício vivo a Ti, em Cristo Jesus oramos. Amém! 

23. Salmo 55


"Inclina, ó Deus, os teus ouvidos à minha oração, e não te escondas da minha súplica. Atende-me, e ouve-me; lamento na minha queixa, e faço ruído, Pelo clamor do inimigo e por causa da opressão do ímpio; pois lançam sobre mim a iniqüidade, e com furor me odeiam. O meu coração está dolorido dentro de mim, e terrores da morte caíram sobre mim. Temor e tremor vieram sobre mim; e o horror me cobriu. Assim eu disse: Oh! quem me dera asas como de pomba! Então voaria, e estaria em descanso. Eis que fugiria para longe, e pernoitaria no deserto. (Selá.) Apressar-me-ia a escapar da fúria do vento e da tempestade. Despedaça, Senhor, e divide as suas línguas, pois tenho visto violência e contenda na cidade. De dia e de noite a cercam sobre os seus muros; iniqüidade e malícia estão no meio dela. Maldade há dentro dela; astúcia e engano não se apartam das suas ruas. Pois não era um inimigo que me afrontava; então eu o teria suportado; nem era o que me odiava que se engrandecia contra mim, porque dele me teria escondido. Mas eras tu, homem meu igual, meu guia e meu íntimo amigo. Consultávamos juntos suavemente, e andávamos em companhia na casa de Deus. A morte os assalte, e vivos desçam ao inferno; porque há maldade nas suas habitações e no meio deles. Eu, porém, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará. De tarde e de manhã e ao meio-dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz. Livrou em paz a minha alma da peleja que havia contra mim; pois havia muitos comigo. Deus ouvirá, e os afligirá. Aquele que preside desde a antiguidade (Selá), porque não há neles nenhuma mudança, e portanto não temem a Deus. Tal homem pôs as suas mãos naqueles que têm paz com ele; quebrou a sua aliança. As palavras da sua boca eram mais macias do que a manteiga, mas havia guerra no seu coração: as suas palavras eram mais brandas do que o azeite; contudo, eram espadas desembainhadas. Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado. Mas tu, ó Deus, os farás descer ao poço da perdição; homens de sangue e de fraude não viverão metade dos seus dias; mas eu em ti confiarei." (Sl. 55)

Deus é aquele que inclina os seus ouvidos para receber a súplica e o clamor do aflito, que busca por Ele em sua aflição.

Por vezes se levanta  uma tormenta sobre nós, que não vem da parte do inimigo, mas de alguém próximo de onde não pensamos. A dor nessa hora é muito grande, pois é a dor da traição. Davi diz: ",Pois não era meu inimigo, a este eu suportaria; mas era tu homem meu igual". Quantos até se afastam do Senhor, por esta causa??

Porém, lembramos, que nosso Senhor Jesus passou por traição, e não se deixou contaminar , mas permaneceu limpo no coração e ainda os perdoou a todos. Vamos deixar o fardo dessa dor aos pés do Salvador. Vamos lançar toda ansiedade que nos acomete, sobre o Senhor. Ele é suficiente para nos curar e purificar de toda amargura, angústia e dor.

Só o Seu amor poderá nos manter limpos e aptos para perdoar e amar quem se levanta contra nós.

Que o Amor de Deus seja a nossa marca. Amém! 

24. Salmo 60


"Ó Deus, tu nos rejeitaste, tu nos espalhaste, tu te indignaste; oh, volta-te para nós. Abalaste a terra, e a fendeste; sara as suas fendas, pois ela treme. Fizeste ver ao teu povo coisas árduas; fizeste-nos beber o vinho do atordoamento. Deste um estandarte aos que te temem, para o arvorarem no alto, por causa da verdade. (Selá.) Para que os teus amados sejam livres, salva-nos com a tua destra, e ouve-nos; Deus falou na sua santidade; eu me regozijarei, repartirei a Siquém e medirei o vale de Sucote. Meu é Gileade, e meu é Manassés; Efraim é a força da minha cabeça; Judá é o meu legislador. Moabe é a minha bacia de lavar; sobre Edom lançarei o meu sapato; alegra-te, ó Filístia, por minha causa. Quem me conduzirá à cidade forte? Quem me guiará até Edom?. Não serás tu, ó Deus, que nos tinhas rejeitado? tu, ó Deus, que não saíste com os nossos exércitos? Dá-nos auxílio na angústia, porque vão é o socorro do homem. Em Deus faremos proezas; porque ele é que pisará os nossos inimigos." (Sl. 60)

Glórias ao nosso Deus que se assenta no seu Trono de Majestade.

O Senhor olha desde os céus para os filhos dos homens, conhece os desígnios do seu coração. A terra está cheia da glória do Senhor por mão da sua maravilhosa criação. Nossos olhos contemplam sua formosura e Amor.

Com o mesmo cuidado o Senhor conhece o coração de quem o busca e coloca nEle a sua confiança.

Ele deu um estandarte aos que o temem, para levantar bem alto pela causa da verdade. Deus ama a verdade no íntimo, pelo que descobriremos todo o nosso ser para sondar o nosso coração. Ele nos ensinará todos os dias a andar na sua  verdade e justiça.

Que possamos trazer nossa adoração em santidade ao Senhor, para que Ele aspire o aroma que glorifica O glorifica.

Deus seja louvado pela graça da proteção de nossa vida, nossa casa e a todos os queridos irmãos que nos deu.

Deus seja louvado porque n'Ele a esperança nunca vai desvanecer.

Deus seja louvado pela alegria do Senhor que é a nossa força para viver e vencer, sempre e eternamente.

Jesus, Nome sobre todo nome, sob suas asas nos refugiamos! Amém! 

25. Salmo 62


"A minha alma espera somente em Deus; dele vem a minha salvação. Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei grandemente abalado. Até quando maquinareis o mal contra um homem? Sereis mortos todos vós, sereis como uma parede encurvada e uma sebe prestes a cair. Eles somente consultam como o hão de derrubar da sua excelência; deleitam-se em mentiras; com a boca bendizem, mas nas suas entranhas maldizem. (Selá.) Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança. Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei abalado. Em Deus está a minha salvação e a minha glória; a rocha da minha fortaleza, e o meu refúgio estão em Deus. Confiai nele, ó povo, em todos os tempos; derramai perante ele o vosso coração. Deus é o nosso refúgio. (Selá.) Certamente que os homens de classe baixa são vaidade, e os homens de ordem elevada são mentira; pesados em balanças, eles juntos são mais leves do que a vaidade. Não confieis na opressão, nem vos ensoberbeçais na rapina; se as vossas riquezas aumentam, não ponhais nelas o coração. Deus falou uma vez; duas vezes ouvi isto: que o poder pertence a Deus. A ti também, Senhor, pertence a misericórdia; pois retribuirás a cada um segundo a sua obra." (Sl. 62)

Em Deus confiamos e somos exortados a esperar inteiramente no Senhor. Quando a espada aponta para nossa cabeça, em qualquer tempo e em qualquer área de nossa vida, todo o nosso ser tende a estremecer, quando nos vemos em apuros.

Então, pelo Espírito, somos lembrados que Jesus é a nossa salvação e que naquele madeiro levou nossas dores, fraquezas, pobreza e enfermidades físicas e da alma, para , tão somente, por puro amor e graça nos dar a Sua vida abundante.

Oh! Quanto somos gratos e fortalecidos quando trazemos à nossa memória , nesses momentos, a  realidade espiritual de que Deus é a nossa rocha e nossa salvação; escudo que nos protege das setas inflamadas da vida e da intenção do inimigo em nos destruir.

Não seremos abalados, quando confiamos n'Ele em todos os tempos, bons ou maus. Pois o poder pertence ao nosso Deus, e as Suas muitas misericórdias, para retribuir àqueles que n'Ele põem a sua confiança.

Obrigado, Senhor, por tão grande amor e dádiva!! 

26. Salmo 63


"Ó Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água; Para ver a tua força e a tua glória, como te vi no santuário. Porque a tua benignidade é melhor do que a vida, os meus lábios te louvarão. Assim eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos. A minha alma se fartará, como de tutano e de gordura; e a minha boca te louvará com alegres lábios, Quando me lembrar de ti na minha cama, e meditar em ti nas vigílias da noite. Porque tu tens sido o meu auxílio; então, à sombra das tuas asas me regozijarei. A minha alma te segue de perto; a tua destra me sustenta. Mas aqueles que procuram a minha alma para a destruir, irão para as profundezas da terra. Cairão à espada; serão uma ração para as raposas. Mas o rei se regozijará em Deus; qualquer que por ele jurar se gloriará; porque se taparão as bocas dos que falam a mentira." (Sl. 63)

Que cântico maravilhoso, que afirma a grandeza de nosso Deus sobre a nossa existência.

Essa sede que nutrimos do Senhor, Ele mesmo abriu a fonte em nosso ser, quando olhou dos céus para nós, e nos encontrou numa terra árida e sedenta, sem água, seca e cansada. Essa terra não é outra senão este mundo mergulhado em trevas, sem vida , sem Deus.

Buscamos ao Senhor porque reconhecemos a Sua glória e majestade, ao se revelar a nós, por pura graça, em Jesus Cristo.

Oh!! Quão grande amor , Deus provou ali na cruz!!

A Sua benignidade é melhor do que a vida. Louvemos e sempre bendiga a nossa alma ao Senhor. A Ele levantemos nossas mãos em profunda gratidão. Pois é Ele quem nos farta de bens, e que não se afasta de nós.

Oh, Senhor, sempre te seguiremos de perto, porque não há outro Deus diante de nossos olhos.

Graças te damos Senhor, pelo teu imenso Amor.

27. Salmo 66


"Celebrai com júbilo a Deus, todas as terras. Cantai a glória do seu nome; dai glória ao seu louvor. Dizei a Deus: Quão tremendo és tu nas tuas obras! Pela grandeza do teu poder se submeterão a ti os teus inimigos. Todos os moradores da terra te adorarão e te cantarão; cantarão o teu nome. (Selá.) Vinde, e vede as obras de Deus: é tremendo nos seus feitos para com os filhos dos homens. Converteu o mar em terra seca; passaram o rio a pé; ali nos alegramos nele. Ele domina eternamente pelo seu poder; os seus olhos estão sobre as nações; não se exaltem os rebeldes. (Selá.) Bendizei, povos, ao nosso Deus, e fazei ouvir a voz do seu louvor, Ao que sustenta com vida a nossa alma, e não consente que sejam abalados os nossos pés. Pois tu, ó Deus, nos provaste; tu nos afinaste como se afina a prata. Tu nos puseste na rede; afligiste os nossos lombos, Fizeste com que os homens cavalgassem sobre as nossas cabeças; passamos pelo fogo e pela água; mas nos trouxeste a um lugar espaçoso. Entrarei em tua casa com holocaustos; pagar-te-ei os meus votos, Os quais pronunciaram os meus lábios, e falou a minha boca, quando estava na angústia. Oferecer-te-ei holocaustos gordurosos com incenso de carneiros; oferecerei novilhos com cabritos. (Selá.) Vinde, e ouvi, todos os que temeis a Deus, e eu contarei o que ele tem feito à minha alma. A ele clamei com a minha boca, e ele foi exaltado pela minha língua. Se eu atender à iniqüidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá; Mas, na verdade, Deus me ouviu; atendeu à voz da minha oração. Bendito seja Deus, que não rejeitou a minha oração, nem desviou de mim a sua misericórdia." (Sl. 66)

Yahweh, Deus é louvado e engrandecido , com o júbilo de toda a sua criação.

Ele é o Senhor e não muda. Quão maravilhosas são as Suas obras que têm feito na terra, pois assim fará hoje e eternamente. Pois que todas as nações se prostrarão ante à Sua grandeza. Enviou Seu Filho amado que nos resgatou para Ele, efetuando grande Salvação. Ele reina e para sempre reinará

Vamos celebrar com vozes de alegria o que o nosso Senhor tem feito à nossa alma. Nele encontramos paz e alegria, no Seu grande amor por nós.

Se o nosso coração se desviar , como faremos chegar a ele o nosso clamor?? Mas, bendito seja Deus que não nos deixa ir, antes nos circunda com a sua benevolência, e nunca desvia de nós a sua misericórdia!

Entregamos a Ti  nosso hoje e amanhã, a fim de que  para sempre estejamos com o Senhor da Glória .

Recebe a nossa adoração, em Cristo Jesus. Amém! 

28. Salmo 67


"Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe; e faça resplandecer o seu rosto sobre nós (Selá.) Para que se conheça na terra o teu caminho, e entre todas as nações a tua salvação. Louvem-te a ti, ó Deus, os povos; louvem-te os povos todos. Alegrem-se e regozijem-se as nações, pois julgarás os povos com eqüidade, e governarás as nações sobre a terra. (Selá.) Louvem-te a ti, ó Deus, os povos; louvem-te os povos todos. Então a terra dará o seu fruto; e Deus, o nosso Deus, nos abençoará. Deus nos abençoará, e todas as extremidades da terra o temerão." (Sl. 67)

O Deus das misericórdias nos alcançou, e tem prazer em fazer resplandecer o seu rosto sobre nós, os seus filhos , que se chamam pelo Seu Nome. Assim se conhecerá na terra o seu caminho, e em todas as nações a sua salvação, que veio por meio de Jesus Cristo, Senhor e Mestre.

A alegria e o regozijo pertence ao povo que espera em seu governo justo,  pois todos os seus juízos são perfeitos, e Ele julgará todas as nações da terra.

Que subam a Ti, ó Senhor, os louvores de toda a terra , para que se tragam o seu fruto e a bênção seja alargada sobre todas a familias das nações. Esperamos o dia do Senhor. Que venha a nós o Teu Reino! Amém e amém! 

29. Salmo 71


"Em ti, SENHOR, confio; nunca seja eu confundido. Livra-me na tua justiça, e faze-me escapar; inclina os teus ouvidos para mim, e salva-me. Sê tu a minha habitação forte, à qual possa recorrer continuamente. Deste um mandamento que me salva, pois tu és a minha rocha e a minha fortaleza. Livra-me, meu Deus, das mãos do ímpio, das mãos do homem injusto e cruel. Pois tu és a minha esperança, Senhor DEUS; tu és a minha confiança desde a minha mocidade. Por ti tenho sido sustentado desde o ventre; tu és aquele que me tiraste das entranhas de minha mãe; o meu louvor será para ti constantemente. Sou como um prodígio para muitos, mas tu és o meu refúgio forte. Encha-se a minha boca do teu louvor e da tua glória todo o dia. Não me rejeites no tempo da velhice; não me desampares, quando se for acabando a minha força. Porque os meus inimigos falam contra mim, e os que espiam a minha alma consultam juntos, Dizendo: Deus o desamparou; persegui-o e tomai-o, pois não há quem o livre. Ó Deus, não te alongues de mim; meu Deus, apressa-te em ajudar-me. Sejam confundidos e consumidos os que são adversários da minha alma; cubram-se de opróbrio e de confusão aqueles que procuram o meu mal. Mas eu esperarei continuamente, e te louvarei cada vez mais. A minha boca manifestará a tua justiça e a tua salvação todo o dia, pois não conheço o número delas. Sairei na força do Senhor DEUS, farei menção da tua justiça, e só dela. Ensinaste-me, ó Deus, desde a minha mocidade; e até aqui tenho anunciado as tuas maravilhas. Agora também, quando estou velho e de cabelos brancos, não me desampares, ó Deus, até que tenha anunciado a tua força a esta geração, e o teu poder a todos os vindouros. Também a tua justiça, ó Deus, está muito alta, pois fizeste grandes coisas. Ó Deus, quem é semelhante a ti? Tu, que me tens feito ver muitos males e angústias, me darás ainda a vida, e me tirarás dos abismos da terra. Aumentarás a minha grandeza, e de novo me consolarás. Também eu te louvarei com o saltério, bem como à tua verdade, ó meu Deus; cantarei com harpa a ti, ó Santo de Israel. Os meus lábios exultarão quando eu te cantar, assim como a minha alma, que tu remiste. A minha língua falará da tua justiça todo o dia; pois estão confundidos e envergonhados aqueles que procuram o meu mal. " (Sl. 71)

Porque confiamos no Senhor podemos ter certeza que jamais ficaremos confusos , enquanto  percorremos nosso caminho. Deus jamais deixará de ser nosso lugar forte onde possamos buscar socorro e refúgio, continuamente.

Ele nos viu e sustentou desde o ventre, o que nos faz conscientes de que , nossa existência deve ser para glorificar ao Senhor, portanto para Ele e por Ele, sempre subirá o louvor daqueles que o temem.

Ainda que haja perseguição ou afronta dos inimigos de nossa alma, e por vezes até nos encontre fragilizados por qualquer motivo; ou quando faltarem forças em nós, a expectativa do nosso coração deve ser de que,  o nosso Deus se apressa em socorrer-nos, e de que aqueles que nos afrontam sairão envergonhados de todo embate contra nós.

Sairemos na força do nosso Deus, fazendo menção da Sua grandeza e justiça, revelada a nós em Jesus, que remiu a nossa alma.

É Deus quem nos ensina , que nos consola, quem nos aumenta em grandeza, e nos leva para a rocha que é mais alta do que nós. Pelo que relataremos Sua justiça e cantaremos Seus altos louvores até o fim dos dias.

Oh, nosso Deus, que grandiosas são as tuas obras que nos resgatou da morte , e os Seus cuidados dia após dia a nosso respeito. Esse é o compromisso que firmamos: Vamos te seguir e servir até o fim da estrada. Seremos satisfeitos com a Sua semelhança. Recebe a nossa adoração, em Nome de Jesus! Amém! 

30. Salmo 73


"Verdadeiramente bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração. Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos. Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios. Porque não há apertos na sua morte, mas firme está a sua força. Não se acham em trabalhos como outros homens, nem são afligidos como outros homens. Por isso a soberba os cerca como um colar; vestem-se de violência como de adorno. Os olhos deles estão inchados de gordura; eles têm mais do que o coração podia desejar. São corrompidos e tratam maliciosamente de opressão; falam arrogantemente. Põem as suas bocas contra os céus, e as suas línguas andam pela terra. Por isso o povo dele volta aqui, e águas de copo cheio se lhes espremem. E eles dizem: Como o sabe Deus? Há conhecimento no Altíssimo? Eis que estes são ímpios, e prosperam no mundo; aumentam em riquezas. Na verdade que em vão tenho purificado o meu coração; e lavei as minhas mãos na inocência. Pois todo o dia tenho sido afligido, e castigado cada manhã. Se eu dissesse: Falarei assim; eis que ofenderia a geração de teus filhos. Quando pensava em entender isto, foi para mim muito doloroso; Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles. Certamente tu os puseste em lugares escorregadios; tu os lanças em destruição. Como caem na desolação, quase num momento! Ficam totalmente consumidos de terrores. Como um sonho, quando se acorda, assim, ó Senhor, quando acordares, desprezarás a aparência deles. Assim o meu coração se azedou, e sinto picadas nos meus rins. Assim me embruteci, e nada sabia; fiquei como um animal perante ti. Todavia estou de contínuo contigo; tu me sustentaste pela minha mão direita. Guiar-me-ás com o teu conselho, e depois me receberás na glória. Quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti. A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre. Pois eis que os que se alongam de ti, perecerão; tu tens destruído todos aqueles que se desviam de ti. Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor DEUS, para anunciar todas as tuas obras." (Sl. 73)

Só há um a quem podemos buscar , para encontrar segurança, socorro, cuidado, proteção e provisão na vida, e este é Jesus , o Senhor. A Ele seja devida toda adoração, louvor , honra e poder, pois reina sobre tudo e todos. Ele é o começo e o fim de cada momento em nossa existência, isto é, se dormimos e acordamos é pelo seu sopro de vida  e pelo seu sustento

Quem temos nós no céu além do Senhor , nosso Deus?? Quem temos nós na terra que possa  satisfazer plenamente a nossa alma , muitas vezes cansada de toda a lida de existir.

Só Jesus com o seu sangue derramado por nós, pode nos tirar da terrível condenação da solidão eterna sem Deus e sem a luz. Sem Ele nosso destino seria , inevitavelmente, desfalecer depois que, toda a glória ilusória do mundo se desvanecesse. Sem Ele , não há nada.

Que essa verdade esteja gravada e incrustada em todo nosso ser, e jamais, em momento algum nós  esqueçamos que Jesus Cristo é a nossa vida e que a motivação que temos para existir, é saber que estaremos eternamente com Ele, participantes da Sua Glória!!

Glória Àquele que venceu, JESUS! 

31. Salmo 74


"Ó Deus, por que nos rejeitaste para sempre? Por que se acende a tua ira contra as ovelhas do teu pasto? Lembra-te da tua congregação, que compraste desde a antiguidade; da vara da tua herança, que remiste; deste monte Sião, em que habitaste. Levanta os teus pés para as perpétuas assolações, para tudo o que o inimigo tem feito de mal no santuário. Os teus inimigos bramam no meio dos teus lugares santos; põem neles as suas insígnias por sinais. Um homem se tornava famoso, conforme houvesse levantado machados, contra a espessura do arvoredo. Mas agora toda obra entalhada de uma vez quebram com machados e martelos. Lançaram fogo no teu santuário; profanaram, derrubando-a até ao chão, a morada do teu nome. Disseram nos seus corações: Despojemo-los duma vez. Queimaram todos os lugares santos de Deus na terra. Já não vemos os nossos sinais, já não há profeta, nem há entre nós alguém que saiba até quando isto durará. Até quando, ó Deus, nos afrontará o adversário? Blasfemará o inimigo o teu nome para sempre? Porque retiras a tua mão, a saber, a tua destra? Tira-a de dentro do teu seio. Todavia Deus é o meu Rei desde a antiguidade, operando a salvação no meio da terra. Tu dividiste o mar pela tua força; quebrantaste as cabeças das baleias nas águas. Fizeste em pedaços as cabeças do leviatã, e o deste por mantimento aos habitantes do deserto. Fendeste a fonte e o ribeiro; secaste os rios impetuosos. Teu é o dia e tua é a noite; preparaste a luz e o sol. Estabeleceste todos os limites da terra; verão e inverno tu os formaste. Lembra-te disto: que o inimigo afrontou ao Senhor e que um povo louco blasfemou o teu nome. Não entregues às feras a alma da tua rola; não te esqueças para sempre da vida dos teus aflitos. Atende a tua aliança; pois os lugares tenebrosos da terra estão cheios de moradas de crueldade. Oh, não volte envergonhado o oprimido; louvem o teu nome o aflito e o necessitado. Levanta-te, ó Deus, pleiteia a tua própria causa; lembra-te da afronta que o louco te faz cada dia. Não te esqueças dos gritos dos teus inimigos; o tumulto daqueles que se levantam contra ti aumenta continuamente." (Sl. 74)

O Deus Poderoso, Yahweh, é o criador das extremidades da terra. Verão e inverno, dia e noite, e todos os limites da terra , obedecem à Sua voz. Certamente Ele olha e vê a afronta que, todos os dias, sobe como abominação ao Senhor, do meio dos homens, dos governos humanos, dos reinos do mundo. Chegará o dia em que toda a blasfêmia e usurpação dos indefesos, vulneráveis e pessoas de paz, serão vingados. Deus é o vingador do seu povo, e não se pode burlar a justiça eterna, então, o juízo certamente está vindo à terra.

Porém, o Amor e a Graça de Deus ainda estão operando salvação no meio dos homens pelo sacrifício de Jesus no madeiro. Todo aquele que a ele clamar e buscar, certamente, agora ainda é o tempo da visitação de Deus, porém o tempo se abrevia. Sabemos disso pelo aumento da iniquidade  , o que fará com que a taça da ira de Deus , em breve se derrame sobre todas as nações que há na terra.

Oh, Deus, abra os olhos das famílias das nações, para  que vejam a tua glória e busquem o teu favor. Só assim haverá paz na terra, na manifestação do Príncipe da Paz! Amém! 

32. Salmo 75;76


"A ti, ó Deus, glorificamos, a ti damos louvor, pois o teu nome está perto, as tuas maravilhas o declaram. Quando eu ocupar o lugar determinado, julgarei retamente. A terra e todos os seus moradores estão dissolvidos, mas eu fortaleci as suas colunas. (Selá.) Disse eu aos loucos: Não enlouqueçais, e aos ímpios: Não levanteis a fronte; Não levanteis a vossa fronte altiva, nem faleis com cerviz dura. Porque nem do oriente, nem do ocidente, nem do deserto vem a exaltação. Mas Deus é o Juiz: a um abate, e a outro exalta. Porque na mão do Senhor há um cálice cujo vinho é tinto; está cheio de mistura; e dá a beber dele; mas as escórias dele todos os ímpios da terra as sorverão e beberão. E eu o declararei para sempre; cantarei louvores ao Deus de Jacó. E quebrarei todas as forças dos ímpios, mas as forças dos justos serão exaltadas.

Conhecido é Deus em Judá; grande é o seu nome em Israel. E em Salém está o seu tabernáculo, e a sua morada em Sião. Ali quebrou as flechas do arco; o escudo, e a espada, e a guerra. (Selá.) Tu és mais ilustre e glorioso do que os montes de caça. Os que são ousados de coração são despojados; dormiram o seu sono; e nenhum dos homens de força achou as próprias mãos. À tua repreensão, ó Deus de Jacó, carros e cavalos são lançados num sono profundo. Tu, tu és temível; e quem subsistirá à tua vista, uma vez que te irares? Desde os céus fizeste ouvir o teu juízo; a terra tremeu e se aquietou, Quando Deus se levantou para fazer juízo, para livrar a todos os mansos da terra. (Selá.) Certamente a cólera do homem redundará em teu louvor; o restante da cólera tu o restringirás. Fazei votos, e pagai ao Senhor vosso Deus; tragam presentes, os que estão em redor dele, àquele que é temível. Ele ceifará o espírito dos príncipes; é tremendo para com os reis da terra." (Sl. 75;76)

Mas quem poderá subsistir diante do Deus de toda a terra, se é Ele quem exerce o juízo??
A um abate e a outro exalta. Certamente tem um propósito firme e planos perfeitos para cada um de nós, com nossos percursos singulares na vida, e também para cada parte de Sua Criação. Ele é absolutamente Maravilhoso e Perfeitamente Eterno.

Nada escapa ao seu olhar. Ele é quem exalta o abatido e quebranta o altivo de coração. Quem pode permanecer diante do Senhor, senão pela Sua graça e misericórdia renovada a cada manhã??
Fazemos bem em tremer e temer diante dEle, pois habita nas alturas, no alto e sublime Trono de Glória. Como fazemos bem em nós aconchegarmos e aquietarmos contritos em sua presença, pois se compraz em habitar com os contritos de coração.

Oh! Senhor, descansamos na tua providência por todos os dias, alimentados do dom da fé e da alegria do Senhor, que tem sido nossa força para vencer.

Graças te damos pelo Teu Amor!! Cantamos aleluia!!

33. Salmo 77


"Clamei a Deus com a minha voz, a Deus levantei a minha voz, e ele inclinou para mim os ouvidos. No dia da minha angústia busquei ao Senhor; a minha mão se estendeu de noite, e não cessava; a minha alma recusava ser consolada. Lembrava-me de Deus, e me perturbei; queixava-me, e o meu espírito desfalecia. (Selá.) Sustentaste os meus olhos acordados; estou tão perturbado que não posso falar. Considerava os dias da antiguidade, os anos dos tempos antigos. De noite chamei à lembrança o meu cântico; meditei em meu coração, e o meu espírito esquadrinhou. Rejeitará o Senhor para sempre e não tornará a ser favorável? Cessou para sempre a sua benignidade? Acabou-se já a promessa de geração em geração? Esqueceu-se Deus de ter misericórdia? Ou encerrou ele as suas misericórdias na sua ira? (Selá.) E eu disse: Isto é enfermidade minha; mas eu me lembrarei dos anos da destra do Altíssimo. Eu me lembrarei das obras do Senhor; certamente que eu me lembrarei das tuas maravilhas da antiguidade. Meditarei também em todas as tuas obras, e falarei dos teus feitos. O teu caminho, ó Deus, está no santuário. Quem é Deus tão grande como o nosso Deus? Tu és o Deus que fazes maravilhas; tu fizeste notória a tua força entre os povos. Com o teu braço remiste o teu povo, os filhos de Jacó e de José. (Selá.) As águas te viram, ó Deus, as águas te viram, e tremeram; os abismos também se abalaram. As nuvens lançaram água, os céus deram um som; as tuas flechas correram duma para outra parte. A voz do teu trovão estava no céu; os relâmpagos iluminaram o mundo; a terra se abalou e tremeu. O teu caminho é no mar, e as tuas veredas nas águas grandes, e os teus passos não são conhecidos. Guiaste o teu povo, como a um rebanho, pela mão de Moisés e de Arão." (Sl. 77)

Essa é uma da mais profunda palavra, que nos fala da importância da intensidade de como buscamos ao Senhor em tempos de aflição.

Primeiro Deus ouve a nossa voz , quando levantamos um clamor, e num gemido de angústia podemos achar os ouvidos do nosso Deus inclinados para nos ouvir , e podemos nos aconchegar em seus braços, estendidos para nos acolher e sustentar.

Esse Deus misericordioso e tão poderoso que tem Sua assinatura de amor e beleza, misericórdia e graça nas obras esplendorosas de suas mãos.

Lembrar de tudo quanto fez desde a eternidade, e de todo caminho percorrido , cumprindo o Seu propósito , e também de como fez notório a seu grandioso nome sobre todos os povos, certamente fará afungentar todo o medo e fragilidade que nos assalta e tenta roubar a nossa fé e equilíbrio.

Saiamos ao encontro do Senhor, com alegria , fortalecidos em seu poder e força, porque Ele é Deus grande e Único , que nos conduzirá sempre em triunfo, como um Pastor que conduz o seu rebanho.

Que deus é tão grande como o nosso Deus??

Oh! Senhor, que alegria imensurável pertencer a Ti, ser chamado de filho e poder chamar-te Aba Pai, por Cristo Jesus! Obrigado, Senhor, por ser tão bom comigo. Amém e Amém!

Pra. Nazareth


34. Salmo 78


"Escutai a minha lei, povo meu; inclinai os vossos ouvidos às palavras da minha boca. Abrirei a minha boca numa parábola; falarei enigmas da antiguidade. Os quais temos ouvido e sabido, e nossos pais no-los têm contado. Não os encobriremos aos seus filhos, mostrando à geração futura os louvores do Senhor, assim como a sua força e as maravilhas que fez. Porque ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e pôs uma lei em Israel, a qual deu aos nossos pais para que a fizessem conhecer a seus filhos; Para que a geração vindoura a soubesse, os filhos que nascessem, os quais se levantassem e a contassem a seus filhos; Para que pusessem em Deus a sua esperança, e se não esquecessem das obras de Deus, mas guardassem os seus mandamentos. E não fossem como seus pais, geração contumaz e rebelde, geração que não regeu o seu coração, e cujo espírito não foi fiel a Deus. Os filhos de Efraim, armados e trazendo arcos, viraram as costas no dia da peleja. Não guardaram a aliança de Deus, e recusaram andar na sua lei; E esqueceram-se das suas obras e das maravilhas que lhes fizera ver. Maravilhas que ele fez à vista de seus pais na terra do Egito, no campo de Zoã. Dividiu o mar, e os fez passar por ele; fez com que as águas parassem como num montão. De dia os guiou por uma nuvem, e toda a noite por uma luz de fogo. Fendeu as penhas no deserto; e deu-lhes de beber como de grandes abismos. Fez sair fontes da rocha, e fez correr as águas como rios. E ainda prosseguiram em pecar contra ele, provocando ao Altíssimo na solidão.

E tentaram a Deus nos seus corações, pedindo carne para o seu apetite. E falaram contra Deus, e disseram: Acaso pode Deus preparar-nos uma mesa no deserto? Eis que feriu a penha, e águas correram dela: rebentaram ribeiros em abundância. Poderá também dar-nos pão, ou preparar carne para o seu povo? Portanto o Senhor os ouviu, e se indignou; e acendeu um fogo contra Jacó, e furor também subiu contra Israel; Porquanto não creram em Deus, nem confiaram na sua salvação; Ainda que mandara às altas nuvens, e abriu as portas dos céus, E chovera sobre eles o maná para comerem, e lhes dera do trigo do céu. O homem comeu o pão dos anjos; ele lhes mandou comida a fartar. Fez soprar o vento do oriente nos céus, e o trouxe do sul com a sua força.

E choveu sobre eles carne como pó, e aves de asas como a areia do mar. E as fez cair no meio do seu arraial, ao redor de suas habitações. Então comeram e se fartaram bem; pois lhes cumpriu o seu desejo. Não refrearam o seu apetite. Ainda lhes estava a comida na boca,

Quando a ira de Deus desceu sobre eles, e matou os mais robustos deles, e feriu os escolhidos de Israel. Com tudo isto ainda pecaram, e não deram crédito às suas maravilhas. Por isso consumiu os seus dias na vaidade e os seus anos na angústia. Quando os matava, então o procuravam; e voltavam, e de madrugada buscavam a Deus. E se lembravam de que Deus era a sua rocha, e o Deus Altíssimo o seu Redentor. Todavia lisonjeavam-no com a boca, e com a língua lhe mentiam.

Porque o seu coração não era reto para com ele, nem foram fiéis na sua aliança.

Ele, porém, que é misericordioso, perdoou a sua iniquidade; e não os destruiu, antes muitas vezes desviou deles o seu furor, e não despertou toda a sua ira. Porque se lembrou de que eram de carne, vento que passa e não volta. Quantas vezes o provocaram no deserto, e o entristeceram na solidão! Voltaram atrás, e tentaram a Deus, e limitaram o Santo de Israel. Não se lembraram da sua mão, nem do dia em que os livrou do adversário; Como operou os seus sinais no Egito, e as suas maravilhas no campo de Zoã; E converteu os seus rios em sangue, e as suas correntes, para que não pudessem beber. Enviou entre eles enxames de moscas que os consumiram, e rãs que os destruíram. Deu também ao pulgão a sua novidade, e o seu trabalho aos gafanhotos.

Destruiu as suas vinhas com saraiva, e os seus sicômoros com pedrisco. Também entregou o seu gado à saraiva, e os seus rebanhos aos coriscos. Lançou sobre eles o ardor da sua ira, furor, indignação, e angústia, mandando maus anjos contra eles. Preparou caminho à sua ira; não poupou as suas almas da morte, mas entregou à pestilência as suas vidas. E feriu a todo primogênito no Egito, primícias da sua força nas tendas de Cão. Mas fez com que o seu povo saísse como ovelhas, e os guiou pelo deserto como um rebanho. E os guiou com segurança, que não temeram; mas o mar cobriu os seus inimigos. E os trouxe até ao termo do seu santuário, até este monte que a sua destra adquiriu. E expulsou os gentios de diante deles, e lhes dividiu uma herança por linha, e fez habitar em suas tendas as tribos de Israel. Contudo tentaram e provocaram o Deus Altíssimo, e não guardaram os seus testemunhos. Mas retiraram-se para trás, e portaram-se infielmente como seus pais; viraram-se como um arco enganoso. Pois o provocaram à ira com os seus altos, e moveram o seu zelo com as suas imagens de escultura. Deus ouviu isto e se indignou; e aborreceu a Israel sobremodo. Por isso desamparou o tabernáculo em Siló, a tenda que estabeleceu entre os homens. E deu a sua força ao cativeiro, e a sua glória à mão do inimigo.

E entregou o seu povo à espada, e se enfureceu contra a sua herança. O fogo consumiu os seus jovens, e as suas moças não foram dadas em casamento. Os seus sacerdotes caíram à espada, e as suas viúvas não fizeram lamentação. Então o Senhor despertou, como quem acaba de dormir, como um valente que se alegra com o vinho. E feriu os seus adversários por detrás, e pô-los em perpétuo desprezo. Além disto, recusou o tabernáculo de José, e não elegeu a tribo de Efraim.

Antes elegeu a tribo de Judá; o monte Sião, que ele amava. E edificou o seu santuário como altos palácios, como a terra, que fundou para sempre. Também elegeu a Davi seu servo, e o tirou dos apriscos das ovelhas; E o tirou do cuidado das que se acharam prenhes; para apascentar a Jacó, seu povo, e a Israel, sua herança. Assim os apascentou, segundo a integridade do seu coração, e os guiou pela perícia de suas mãos." (Sl. 78)

Deus deixou uma uma linha de princípios eternos, para todos os povos da terra. Um norte para ordenarem de modo saudável as relações de convivência, afetividade, conquistas e demandas do dia-a- dia. Temos algo de comum que nos liga,  à partir de Deus, apesar das diferenças de culturas.

A instrução do Criador deveria ser comunicada e ensinada , de geração em geração, para que, por este corpo de conhecimentos geracionais, independente dos acontecimentos ou mudanças externas, o equilíbrio interno fosse garantido, igual como a temperatura de um corpo precisa ser preservada. 

Até então, todo desvio seria sempre passível de correção pelos preceitos eternos, passados de geração em geração.

Deus é perfeito!  Ama e cuida de toda a Sua Criação.

Meditemos nesse cuidado geracional, pois hoje há um grande risco em curso, no desmonte do conhecimento universal de Deus, para todos os povos.

Porém, temos uma saída, um caminho proposto que é Jesus, a porta aberta no Céu, para que ninguém e nem nada possa nos apartar do Deus Vivo - Yahweh.

Oh, Pai, obrigado pela revelação das Escrituras Sagradas que nos une a Ti.

De geração em geração, só o Senhor é Deus!! Em Nome de Jesus, Amém e Amém!

Pra. Nazareth